segunda-feira, 8 de novembro de 2010

1ª Campanha "Dive Clean" no Parque Estadual Xixová-Japuí (PEXJ)

A operação foi um SUCESSO!! Pela 1ª vez foi varrida uma grande área marinha do Parque, onde se combinou o uso de side-scan e mergulhadores profissionais. Foi localizado e retirados partes de redes de pesca com incrustações.

Para a realização deste grande evento contamos com a participação de: mergulhadores da Divers University, técnicos da Nutecmar, Associação dos Operadores de Mergulho (AOM), equipe do PEXJ e do PEM Laje de Santos, 4º Pelotão Marítimo da Polícia Ambiental, 17º GB do Guarujá e reportagem do jornal A Tribuna sucursal de São Vicente.


Foram duas horas de preparação dos equipamentos de mergulho com umbilical na marina. Foi utilizado este método para segurança do mergulhador, pois a visibilidade da água é quase zero, e existe alto risco de acidente com as redes de pescas perdidas.

A partir das anomalias identificadas na sondagem com side-scan, na semana anterior, foi possível escolher os pontos de mergulho para varrição da área.

Foram feitos 2 mergulhos com umbilical, um no Parcel dos Moleques e outro na Enseada dos Moleques.


No costão rochoso da enseada dos Moleques foi encontrada uma rede grande presa nas rochas. Foi coletada uma amostra e sua localização foi registrada para posterior retirada.



No costão rochoso da praia de Itaquitanduva e na Laje, foram feitos mergulhos autônomos.



No mergulho com snorkel foi encontrado outro pedaço de rede, em Itaquitanduva.




A equipe do Projeto agradece a todos que colaboraram com a 1ª Campanha Dive Clean no PEXJ!!


Aguardem... em dezembro novas atividades...

Nenhum comentário:

Postar um comentário